segunda-feira, 17 de março de 2014

Três LONGOS dias em Roma



Roma é uma cidade museu... cada esquina tem uma fonte, em cada praça há uma igreja! É uma cidade antiga e moderna ao mesmo tempo... e têm a desorganização típica de um povo latino: são doidos a andar na estrada, e é mais difícil atravessar uma passadeira que na Ásia... e para concluir o autocarro NUNCA aparece a horas :-)

Roma Pass

A cidade, tal como muitas outras, tem um cartão, o Roma Pass que na maior parte dos casos é benéfico. Dá direito a 3 dias de transportes publicos (excepto os comboios dos aeroportos Fiumicino e Ciampino/estação Termini) e 2 entradas em museus na cidade (o Vaticano não está incluído). O cartão custa 34€... por isso é uma questão de fazer as contas. No nosso caso optámos por não comprar porque a pagar só iriamos visitar o Coliseu.
Importante!! Com o Roma Pass podem passar à frente nas filas do Coliseu!

Apesar de tudo é uma cidade fascinante e planear a viagem nem sempre é fácil e barato.
Fica aqui a minha experiência com algumas dicas que espero serem uteis.

1º Dia
Chegados a Roma pelo aeroporto de Fiumicino apanhamos o comboio para a estação de Termini, onde existe uma estação central de autocarros (a nossa praça de Espanha, mas maior) onde teríamos de apanhar o autocarro para o Hotel.
Fica aqui a dica, que podem fazer esta viagem bem mais barata... descobri depois. Existem Bus para o centro (Termini), o bilhete custa 4€ para cada lado e podem reservar na Terravision.

Antes de sair da estação, ainda no interior, comprámos um bilhete de 3 dias para os transportes públicos que inclui Bus, Tram e Metro. Estes bilhetes só se vendem em Quiosques de jornais e revistas. Mas se quiserem bilhetes diários podem comprar nas máquinas de venda automática nas estações de comboio e metro.

Aventura nº 1, encontrar o sítio onde apanhar o autocarro... passámos meia hora às voltas, estava quase a desistir quando vi este mapa... que vos vai ser útil de certeza:

E lá fomos apanhar o 360 :)
Ficámos no Hilton Garden Inn Rome Claridge por causa dos pontos. O hotel é muito bom apesar de não ser central, mas tem o Tram e autocarros mesmo à porta que nos leva para todo o lado.

Saímos directos ao Coliseu. Já eram 4h da tarde, optámos por visitar o interior no dia a seguir uma vez que o Coliseu fechava às 17h.

Começámos a andar por ali e espreitámos (de fora) o Palatino e o Forum Romano e quando demos por ela já estávamos em frente ao Monumento Vitorio Emanuele.



Subimos a escadaria o Monte Capitolino e lá de cima tem-se uma vista privilegiada do Forum Romano.
Demos corda aos sapatos e continuámos a nossa caminhada. 

Cruzámos-nos com a Boca da Verdade. Diz a lenda que a Bocca della Verità é capaz de detectar mentiras e morde a mão dos mentirosos. A fila estava grande e nos não nos apeteceu mentir para ver se a lenda era verdadeira ou não e tirámos uma foto... tipo turista asiático :)

Continuámos até à Isola Tiberina e aí perto relaxamos com um verdadeiro gelado italiano.

Ainda era de dia e tínhamos ainda tanto para ver... apesar do cansaço começar a apertar continuámos direitos ao Panteão.


Acabámos por jantar num restaurante bem simpático, perto da Piazza Navona aconselhado pelo guia da Lonely Planet.

2º Dia

Começámos bem cedo no Vaticano. Uma fila enorme dava a volta ao quarteirão. Eram poucos dias, alguma coisa tinha de ficar para a próxima visita, e foi a Capela Sistina que ficou por ver... Agora já tenho uma razão para voltar mas confesso que muito me custou!

Para visitar os Museus do Vaticano aconselho a comprar os bilhetes online para poder passar à frente nas filas, ou então ir no último domingo de cada mês que é grátis, mas nem quero imaginar a confusão nesses dias!

Mas a Basílica de São Pedro não me escapou! Como era cedo a visita foi bem tranquila e vale mesmo a pena!


Na Basílica, não deixar de contemplar a Pietá de MichelÂngelo, a cúpula e os altares.

Descemos a rua até ao  Castel Sant'Angelo e continuámos a pé até à Piazza di Spagna onde almoçámos uma bela pizza em mais um restaurante aconselhado pelo guia da Lonely Planet.

Chegou a altura de entrar no Coliseu!! Apanhámos uma valente sequinha na fila... porque não quisemos ver o Forum Romano. Para passar à frente da fila pode entrar-se pelo Forum Romano, ou então com o Roma Pass. O que eu achei do Coliseu??? HUmmmmm... mais ou menos, esperava mais!


A noite foi em Transtevere! O ambiente que se vive neste bairro é muito semelhante ao bairro alto. Sítio calmo durante o dia e a loucura à noite! Transtevere tem uma atmosfera única... ruas estreitas e labirintos feitos de bares e restaurantes. Calçadas cheias de turistas e moradores desta cidade.
Aconselho o restaurante Carlo Menta, mas boa sorte para arranjar mesa!

3º Dia

Fontana Di Trevi - diz a lenda que temos de mandar a moeda de costas para fonte para regressarmos em segurança, 2 moedas se nos queremos apaixonar por um italiano e 3 vezes se queremos casar com um italiano... escusado será dizer que mandei só UMA moedinha :-)


E como mulher que sou só poderia terminar esta viagem numa visita ao mercado da cidade para enfeireirar à séria! Apanhámos o 8 e lá fomos até ao mercado da Porta Portese que é feito todos os domingos das 6.30 da manhã até às 2 da tarde.

Não se esqueçam... ninguém come pizza e pasta na mesma refeição, isso é um mito urbano.
Acompanhem o prato de pasta sempre com um belo copo de vinho italiano, faz parte do itinerário! 
Em geral os restaurantes mais pequenos e longe dos pontos turísticos são os mais baratos e com comida caseira.

Visitar os museus do Vaticano ou outros museus de Roma, é sem dúvida uma experiência, mas esta cidade é por si só um museu onde não se tem de pagar bilhete para poder usufruir de cultura... Aproveitem!

Bons voos!


2 comentários:

  1. Olá Márcia,
    Para quando umas dicas low cost sobre Londres? ;)
    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As dicas de Londres já estão no forno... será a próxima cidade a "dissecar" :-)
      Obrigada!

      Eliminar