quarta-feira, 25 de junho de 2014

Praga - a cidade da talha dourada!

Foi em Agosto de 2009 que passei 6 dias na Républica Checa na cidade de Praga!
A viagem começou logo bem na sua preparação, quando me enganei a marcar o avião :-) em vez de marcar 5 dias marquei 6... ehehehe! Tivémos que lá ficar mais um dia...

Na altura escolhemos Praga (eu e uma grandeeee amiga) porque havia uma companhia aérea low cost para este destino, a SkyEurope, que faliu no dia do nosso regresso... na muche!! O nosso voo de volta ainda se fez, no dia seguinte de manhã ficou tudo apeado no aeroporto, com os bilhetes na mão porque a empresa tinha falido!!!
Mas é pena, porque na altura, o voo para Praga ficou por 123€... foi um bom preço!

Actualmente a companhia aérea mais em conta para irmos até Praga é mesmo a TAP, que como sabem não é lá muito low cost e um voo ronda os 200€ se comprado com alguma antecedência.
Uma opção para minimizar o preço da viagem, é se estiverem interessados em fazer o triângulo Praga, Budapeste e Viena de Austria... aqui o preço do voo sempre se dilui mais um pouco e entre as outras 2 cidades pode fazer-se de comboio.... é bem pertinho. Fica a ideia... e havemos de falar nisso noutro post!

Praga é conhecida como a "cidade das 100 cúpulas" e um dos sítios mais bonitos que já conheci na vida! Tem uma vida cultural sem fim e arquitectónicamente cada esquina tem um monumento! Vale muito a pena visitar esta cidade e difícil vai ser escolher o itinerário com tantos sítios fabulosos para conhecer!

Quando chegarem ao aeroporto, que fica a 17km do centro da cidade, têm várias formas de chegar até ao hotel. Nós optámos por um transfer que o hostel tinham (um táxi) que ficou bastante em conta. Mas podem sempre ir de transportes públicos:
  • Autocarro + Metro: A viagem ronda os 45 minutos
  • Czech Transport: Aqui podem reservar transportes privados com preços fixos.
Mas onde ficar em Praga?? Como eramos 2 moçoilas optámos por ficar num hostel... tem um ambiente mais amistoso, podemos conhecer pessoas e culturas diferentes... e sentíamos-nos menos sozinhas! E assim fizemos! Ficámos num sítio fantástico, com o tram mesmo à porta... e apesar de termos reservado um quarto com casa de banho partilhada com mais um quarto, acabámos por ficar no top floor, num apartamento com cozinha e acesso a tudo incluindo terraço só para nós... isto tudo por 155€ custo total para as 6 noites :-)

O hostel é o Czech Inn, a malta é simpática e as instalações muito boas... tem um bar no rés do chão que à noite serve para o pessoal se juntar, e de manha serve um bom pequeno almoço!

Em Praga podemos movimentar-nos pela cidade por tram, metro ou autocarro, sendo que o mais prático é o tram... vão para todo o lado! além de ser uma óptima forma de conhecer a cidade.
Comprámos um bilhete de 5 dias no próprio hostel, mas também pode ser adquirido em quiosques ou estações de metro, e dava para andar em todos os transportes.

Mas 6 dias em Praga dá para ver TUDO, TUDO TUDINHOOOOO... podem ir menos dias que dá na mesma!

Dica nº1 - Afastem-se das ruas pricipais para as refeições... embora os menus dos restaurantes deixem de estar em inglês, aventurem-se a pedir o que calha da lista e vão ter uma boa surpresa, principalmente na conta! Tivemos refeições completas em restaurantes bons por menos de 5€ e estivemos em bares onde o copo de vinho era menos de 1€... Por isso partam à aventura!

Dica nº2 - Não falhar - Para não se perderem podem ver o mapa com as principais atracções:

Mas não falhar o Top de Praga
  • Centro histórico ou Cidade Velha onde a Praça da Cidade Velha é passagem obrigatória para ver o Câmara da Cidade Velha e o seu Relógio Astronómico e esperem que dê a hora certa... vai ser uma surpresa :)

• Bairro Judeu para visitar a Antiga/Nova Sinagoga e também o Cemitério Judaico... preparem-se para algumas emoções à flor da pele!
  • Castelo de Praga - no interior da muralha existe um palácio, 3 igrejas e um mosteiro. As piturescas casas dos artesãos são uma graça!

• Bairro Pequeno - zona de Praga com mais traços do passado, quase nenhum edifício foi construído depois do século XVIII. Com grandes palácios barrocos que hoje são embaixadas as ruas têm um ar romântico e misterioso... não falhar o palácio de Wallenstein, Igreja de São Nicolau. Subam ao parque Petrin e visitem a torre de Observação.

• Ponte Carlos é o ex-líbris da cidade e liga a Cidade Velha ao Bairro Pequeno... e se estiverem por lá alguns dias vão ter oportunidade de lá passar várias vezes! Ponte mais antiga da cidade, fechada ao trânsito, onde podem observar ao longo da ponte 30 esculturas barrocas e várias pinturas e peças de artesanato que se vende por ali...

• Cidade Nova - Praça Venceslau é um importante centro de comércio. Aqui podemos também encontrar o Museu Nacional e a Ópera Estatal. Existe aqui uma roulotte com salsichas que nos faziam atravessar a cidade inteira para vir aqui almoçar...

Mas a grande experiência desta cidade vivemo-la na grande disco night Karlovy Lázne!!
Mas que grande experiência esta...
Estávamos com curiosidade de conhecer a noite em Praga e a nossa ideia era ficar umas horitas, mas não sei se chegámos a ficar mais de uma hora :-)
Esta discoteca é a maior da Europa Central (ou era...) e fica perto da ponte Carlos, na Cidade Velha. Tem nada mais nada menos que cinco andares... parece que entrámos noutra dimensão!
O público era maioritariamente turistas adolescentes que chegavam aos bandos!
Cada andar tem um estilo de música diferente, mas sempre dentro de um ambiente twilight zone industrial dos anos 80!!! ehehehe Dentro destes 5 andares podemos ouvir musica desde o rap e hip hop, passando pela música eletrónica, chill out até à Discotheque onde podemos ouvir ABBA e outros que tais...